São Paulo, quinta-feira, 4 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Falha de controladores pode ser causa de desastre

DANIELA FALCÃO
DE NOVA YORK

Problemas de comunicação entre a tripulação do vôo 905 e controladores de tráfego aéreo em Cali (Colômbia) podem ter contribuído para a queda do avião da American Airlines.
O acidente aconteceu em 20 de dezembro passado, quando o avião ia de Miami (EUA) para Cali. Só 4 dos 167 a bordo sobreviveram.
A opinião é de dois pilotos aposentados da American Airlines que costumavam fazer a rota.
Eles afirmaram ao jornal "Miami Herald" que, pelas fitas da caixa-preta, fica claro que os controladores de vôo de Cali deram orientação errada ao piloto.
Os ex-pilotos, que pediram para não ser identificados, afirmaram que o controlador não sabia onde estava o avião e terminou dando orientações erradas.
Segundo os pilotos, a rota Miami-Cali é perigosa porque, com um desvio mínimo de rota, o piloto pode bater nas montanhas.
A Associação Colombiana de Controladores Aéreos disse que as acusações eram irresponsáveis.
O grupo disse que as investigações ainda estão no começo e que os pilotos americanos estão querendo colocar a culpa nos outros.

Texto Anterior: Câmara dos EUA rejeita proposta para acabar com a paralisação
Próximo Texto: Israel e Síria retomam diálogo otimistas
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.