São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rede estadual de SP sorteia hoje as vagas do 2º grau

FERNANDO ROSSETTI
DA REPORTAGEM LOCAL

Em torno de 35% das escolas estaduais que oferecem 1ª série do 2º grau na Grande São Paulo participarão do sorteio de vagas que ocorre hoje em todo o Estado.
Esse sorteio é para os candidatos que no ano passado estudaram em escolas públicas, do Estado ou dos municípios de São Paulo.
No dia 10, quarta-feira que vem, serão sorteadas as vagas que sobrarem entre os candidatos de escolas particulares ou de outros Estados.
Quem não obtiver vaga em uma dessas escolas concorridas terá de ir para uma que ainda disponha de vaga, mesmo que seja distante do local desejado. O governo diz que há vagas para todos.
"Ficou difícil agora. Vai ficar muita gente sem estudar", disse Claudia Mendes, 17, que quer uma vaga na Escola Costa Manso, no Itaim Bibi (zona oeste de São Paulo). "Quem trabalha aqui perto vai fazer como? Sair correndo para estudar em outro lugar?"
Na quarta-feira encerraram as matrículas para o 2º grau nas escolas que não vão a sorteio. No ano passado, o Estado ofereceu 545 mil vagas nessa série.
Segundo levantamento da Secretaria da Educação nas 43 Delegacias de Ensino da Grande São Paulo, 306 escolas participarão do sorteio amanhã -192 na capital.
Na Escola Estadual Albino Cesar, uma das mais concorridas da zona norte, mães de candidatos vindos de escolas particulares reclamaram na quarta-feira do favorecimento a alunos da rede pública no sorteio.
A Secretaria da Educação diz, pela assessoria de imprensa, que considera justo garantir as vagas da rede estadual para os estudantes que estão há mais tempo em escolas públicas.
Todos os inscritos a escolas com mais candidatos do que vagas devem estar presentes -ou representados- nos sorteios, que ocorrem em Delegacias de Ensino, em ginásios ou até mesmo em escolas.
Os nomes dos candidatos vão a sorteio independentemente de sua primeira opção a uma escola. Se quando o candidato for sorteado já não houver mais vaga na escola preferida, ele poderá escolher outra escola daquela Delegacia de Ensino que ainda tenha vaga.
O horário do sorteio é fixado por cada delegacia.
Quem ainda busca vaga para outras séries -que não a 1ª do 2º grau- tem até o dia 12 para fazer transferências. Quem estudou no ano passado em escola do Estado nessas outras séries já está com a matrícula feita.
Os supervisores de ensino, que ficam nas delegacias, estão muito melhor informados sobre onde ainda há vagas do que os funcionários das escolas.

Texto Anterior: Urbanização piora consequências
Próximo Texto: CRM convoca 30 médicos para depor
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.