São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Música eletroacústica ganha série de CDs

MÔNICA MAIA
DA REPORTAGEM LOCAL

As sonoridades restritas às rodas de iniciados da música eletroacústica brasileira ganham versões em CD. A série Rioarte Digital é inaugurada com o lançamento de dois discos dedicados ao gênero. "Estúdio da Glória" e "Música Eletroacústica Brasileira" são os primeiros da coleção de sete volumes do selo da Rioarte.
O disco "Estúdio da Glória" traz uma amostra de trabalhos recentes dos compositores que passaram pelo estúdio do compositor Tim Rescala, desde 1981, no Rio. Rodrigo Ciccheli Velloso, Aquiles Pantaleão, e Luis Carlos Cseko frequentaram o local, e mostram o resultado no disco.
Ciccheli Veloso conjuga saxofone com sons gravados em fita. A faixa "Multiple Reeds", gravada em Norwich, na Inglaterra, desenvolve um perscurso multifônico com alusões jazzísticas.
"Ponto, Linha e Plano", de Tim Rescala, mixa sons do clarinete de Paulo Sérgio Santos e de um computador Macintosh Power Mac 7.100. Parte da concepção de Wassily Kandinsky sobre as forças da criação pictórica.
"Materialma", de Aquiles Pantaleão, trabalha com ressonâncias. "Sound", de Luís Carlos Cseko, traz a voz de Lucila Tragtemberg e sons de fita. É baseada nas sonoridades da palavra "sound", seus fonemas, consoantes, vogais e até barulhos acidentais da gravação. É uma das faixas mais interessantes e antigas da coletânea.
O CD "Música Eletroacústica Brasileira" é um panorama da música eletroacústica nacional. Traz precursores como Reginaldo Carvalho, o primeiro brasileiro a compor música eletroacústica. Ele está na coletânea com "Sibemol", de 1956.
Jocy de Oliveira e o violinista gaúcho Frederico Richter também participam. A nova geração está representada com faixas de jovens como Igor Lintz-Maués (ex-membro do grupo Premeditando o Breque, atual diretor-assistente do Instituto de Eletroacústica e Música Experimental da Escola de Música de Viena), Denise Garcia e Carlos Augusto Mannis, de São Paulo, e Guto Caminhoto, de Londrina.

Discos: "Estúdio da Glória", "Música Eletroacústica Brasileira
Compositores: Vários
Selo: Rioarte Digital
Preço: R$ 15
Onde encontrar: Pedidos à Teorema Produções (Tel. 021-252-9855)

Texto Anterior: Diretor julga filme 'espiritual'
Próximo Texto: Bomba! Vou trabalhar de banana boat!
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.