São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Republicanos cancelam reunião de Orçamento

CARLOS EDUARDO LINS DA SILVA
DE WASHINGTON

Os líderes da oposição cancelaram reunião que tinham marcada para a tarde de ontem com o presidente dos EUA, Bill Clinton, para discutir o impasse sobre o Orçamento do governo federal.
A paralisação parcial da administração norte-americana chega hoje a seu 21º dia, e as perspectivas de solução imediata são mínimas.
Diversos parlamentares do Partido Republicano, de oposição, acusaram ontem seu líder no Senado e provável candidato presidencial, Bob Dole, de ter "se vendido" ao governo.
Dole passou a defender esta semana o imediato retorno ao trabalho de 280 mil funcionários públicos e o pagamento de outros 500 mil que estão trabalhando sem receber desde o dia 16 de dezembro.
As consequências econômicas da paralisação ainda não foram estimadas oficialmente, entre outros motivos porque os analistas responsáveis por esse tipo de estudo estão impedidos de trabalhar.
Mas o jornal "The New York Times" informou ontem que só o setor de turismo no país está tendo prejuízos de US$ 200 milhões por dia com o fechamento de todos os parques e museus mantidos pelo governo federal.
Segundo o diário "The Washington Post", só na capital do país restaurantes e hotéis estão perdendo US$ 2,5 milhões por dia.
Muitos desses estabelecimentos e algumas empresas fornecedoras de serviços em parques federais estão demitindo funcionários.
Calcula-se que 600 mil turistas estrangeiros estejam esperando vistos de entrada nos EUA, e 200 mil norte-americanos estão sem passaporte por causa da paralisação parcial do governo.
O programa "Alimentos sobre Rodas", que abastece com refeições domiciliares cidadãos idosos, corre o risco de ser suspenso hoje.
O acompanhamento de doenças contagiosas pelo Centro de Controle de Doenças de Atlanta está parado.
O sistema judiciário federal tem dinheiro para operar apenas por mais duas semanas.
(CELS)

Texto Anterior: Clinton vai ao país 'em dias'
Próximo Texto: Dirigente palestino faz menção a nazismo e abre crise com Israel
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.