São Paulo, sexta-feira, 5 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Reeleição popular

O apoio de três em cada quatro brasileiros à possibilidade de reeleição para o próximo presidente e futuros governadores e prefeitos mostra que a população vê com bons olhos a chance de renovar os mandatos dos que venham a se mostrar bons governantes.
O apoio também majoritário à idéia de permitir que os mandatários atuais já possam candidatar-se à reeleição indica que não encontra maior respaldo a tese de que uma tal mudança da regra eleitoral seja um casuísmo político.
De fato, a pesquisa do Datafolha publicada ontem constata que 49% dos brasileiros apóiam a possibilidade de reeleição para o atual presidente da República. Ao passo que 40% são contrários a qualquer tipo de reeleição ou crêem que ela deveria ser permitida somente a partir do próximo presidente.
No caso dos governadores e prefeitos, essas porcentagens são idênticas. A reeleição-já conta com 50% de aprovação, contra 38% que não aprovam a tese. A opinião majoritária da população efetivamente encontra respaldo no bom senso.
O argumento de que a reeleição ensejaria o uso eleitoral da máquina administrativa pelo mandatário-candidato parece enganador. Afinal, esquece ingenuamente que a "máquina" pode ser igualmente utilizada -como lamentavelmente ocorre amiúde- em prol do candidato de situação mesmo que não seja ele o mandatário.
Uma eventual emenda de reeleição, ademais, evidentemente não muda a lei para manter um governante. Ela apenas permite que ele se recandidate. Entre a candidatura e a renovação do mandato estará sempre o democrático e inquestionável veredicto das urnas.

Texto Anterior: A dieta dos lucros
Próximo Texto: As águas de sempre
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.