São Paulo, domingo, 7 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cargo oferece poder limitado

JAIR RATTNER
ESPECIAL PARA A FOLHA, DE LISBOA

Em Portugal, o presidente da República tem menos poder do que no Brasil. "O presidente brasileiro dirige o governo, enquanto em Portugal o poder é mais dividido", diz o constitucionalista Jorge Miranda, uma das pessoas que redigiram a Constituição portuguesa.
Segundo Miranda, os poderes presidenciais em Portugal ficam no meio termo entre os do presidente do Brasil e o dos Estados Unidos -em que o Executivo é presidencial- e a Alemanha e a Itália, onde o presidente tem um cargo honorífico.
Os poderes presidenciais em Portugal são exercidos pela negativa. O presidente pode vetar leis, fazendo com que voltem ao Parlamento, e tomar a iniciativa de declará-las inconstitucionais -o que faz com que sejam julgadas pelo Tribunal Constitucional, atrasando sua entrada em vigor.
"No último governo, Mário Soares foi chamado de força de bloqueio por Cavaco Silva", lembra Miranda.
(JR)

Texto Anterior: Favorito acha que 'tem perfil'
Próximo Texto: Clinton sanciona reabertura do governo; Soldado francês é ferido em Sarajevo; Juiz adia depoimento de O. J. Simpson; A FRASE; Morre fundador do New York City Ballet; Orca de 'Free Willy' se prepara para liberdade; Taiwan diz ter obtido visto dos EUA; EUA pedem a Nigéria libertação de Abiola
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.