São Paulo, segunda-feira, 8 de janeiro de 1996
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Maizena volta à TV com série de quatro comerciais

EDUARDO BELO
DA REPORTAGEM LOCAL

Maizena em capítulos. O amido de milho mais famoso do Brasil voltou à televisão ontem.
Ao custo aproximado de US$ 2 milhões, a agência S,A criou quatro filmes de um minuto, comandados pelo diretor global de novelas Jorge Fernando. A produtora é a TVT.
A série, intitulada "Nossa vida com Maizena", vai ao ar nas noites de domingo, pelo SBT, no primeiro intervalo do "Topa tudo por dinheiro" de Silvio Santos (entre 21h e 21h15).
Estrelam as peças as atrizes Célia Helena e Lígia Cortez, interpretando os mesmos papéis da vida real: mãe e filha.
O roteiro é basicamente o mesmo. As duas começam a conversar e acabam descobrindo um pretexto para falar do produto.
A equipe responsável pelo "programa" já está discutindo os roteiros dos filmes que vão ao ar em fevereiro.
A série será exibida por pelo menos seis meses, afirma Solange Fontes, gerente de produto da Refinações de Milho Brasil, fabricante da Maizena. "Vai ter o espírito de uma novela", diz.
É possível que as sugestões dos espectadores interfiram nos rumos da série, diz a gerente. Segundo ela, a central de atendimento ao consumidor da Refinações recebe cerca de 30 mil cartas por mês. Maizena recebe 15 mil.
Boa parte são pedidos de dicas culinárias. Mas uma outra parcela substancial é para contar as experiências das consumidoras.
"O 'programa' acabará evoluindo e ganhando vida própria, que será muito importante para os próximos roteiros e as novas ações", revela Denis Moses, diretor de criação da S,A.
Mais do que aumentar as vendas, diz a gerente de produto da Refinações, a intenção é criar empatia com a consumidora -e atrair as mais jovens.
Aos 120 anos de idade, Maizena ainda é líder do mercado de amido, com 32% das vendas, segundo dados do instituto Nielsen, mas vem enfrentando a concorrência de produtos novos e mais baratos.
"A gente precisa conquistar a nova geração de mulheres", diz Solange. A idéia de colocar mãe e filha é mais ou menos a de fazer um ritual de passagem, no qual o conhecimento é transmitido de uma geração a outra.
"O que nós queremos é deixar a Maizena mais jovem, aproximando-a cada vez mais da dona de casa atual", revela Paulo Celso Baldi de Freitas, diretor de atendimento da S,A.
Estratégia
A escolha da emissora e do horário foi estratégica. Nas noites de domingo, a audiência de Silvio Santos é igual ou maior que a da Rede Globo.
A Refinações pretende atingir 23 milhões de donas de casa em todo o país -principalmente dos segmentos C e D, o público alvo. "É um número mais do que razoável", pondera Solange.
"Escolhemos o intervalo do 'Topa tudo por dinheiro' não só porque ele é o programa de maior audiência no horário, mas porque ele é assistido exatamente pelo público que queremos atingir", afirma Freitas.
Além da série para televisão, a campanha terá também anúncios em revista.

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