São Paulo, sexta-feira, 12 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Fernando Henrique cita 18 intelectuais

CLÓVIS ROSSI
DA REPORTAGEM LOCAL

O FHC que falou aos parlamentares da esquerda foi menos o presidente e mais o acadêmico, a ponto de ter citado, ao longo da entrevista, 18 intelectuais, apenas dois deles brasileiros.
Os brasileiros foram Florestan Fernandes, sociólogo e deputado federal petista, já morto, e Antônio Cândido, professor, crítico literário, ideólogo do socialismo.
FHC não se incomodou de atribuir uma de suas idéias centrais sobre o Estado (a da porosidade) a um dos mais famosos ideólogos marxistas, o italiano Antonio Gramsci (1891-1937).
Gramsci, aliás, foi um dos fundadores do PCI (Partido Comunista Italiano, hoje cindido em dois pedaços).
Citou também seu amigo pessoal, o espanhol Manoel Castells, como o autor da definição "organizações neo-governamentais" para caracterizar as ONGs (Organizações Não-Governamentais).
Mas FHC não ficou nos intelectuais de esquerda. Passeou também por Friedrich Hayek, um economista austríaco, prêmio Nobel de Economia em 74 e um dos críticos mais duros das idéias socialistas. Ou por Milton Friedman, economista norte-americano que é um dos ícones do liberalismo.
Disse que conhece bem Descartes e acrescentou, quase como se estivesse em uma sala de aula: "Se você o entendeu bem, se você entendeu as regras do método, sabe como é o movimento do pensamento. Então, você aprendeu não só Descartes, aprendeu a pensar".
A lista de citações não se esgota, em todo o caso, nos intelectuais, mortos ou vivos, nacionais ou estrangeiros.
FHC fala de políticos contemporâneos sempre com um certo tom de intimidade. É o caso, por exemplo, do premiê espanhol Felipe González e do presidente cubano Fidel Castro.
(CR)

Texto Anterior: FHC vê "Estado de mal-estar social"
Próximo Texto: Ciro Gomes acusa o governo de corrupção
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.