São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Escritor é guru da 'geração E'

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Em 93 Nicholas Saunders movimentou a Inglaterra ao lançar o livro "E is For Ecstasy", em que fala de suas experiências com a droga, tornando-se referência obrigatória para quem quer entender a chamada "geração E".
Saunders analisa o que ele chama de aspecto espiritual da cultura rave -em que o Ecstasy seria usado para "elevar o espírito e abrir a mente"; com DJs como "pregadores" e cabines de som como o "altar".
(MSz)
*
"O que me fascina é que a cultura rave, vista como hedonista pelo sistema, é frequentemente considerada espiritual pelos que participam dela. As raves são parecidas com rituais tribais, em que as pessoas celebram sua unidade e compartilham um estado elevado de espírito, integrando-se umas às outras. (...) Isso se deve ao Ecstasy, cujo efeito fundamental é acabar com o medo. Esta liberdade para dar e receber sem barreiras proporciona uma sensação de empatia com as pessoas ao redor e permite uma tolerância em atividades como dançar, ouvir música e se tocar sensualmente."
"No ano passado levei um monge zen de 70 anos a uma rave. 'Isto é meditação', gritou, no meio da barulheira. Mais tarde, me explicou que a meditação que ele ensina prevê o 'estar alerta' ao momento presente, sem nenhum diálogo interior que separasse a ação das intenções -exatamente o que faziam aqueles clubbers."
"Sábado passado fui a uma festa que começava com uma sessão de meditação. A festa era organizada por alguns amigos que se reúnem há vários anos e creditam muito de seu desenvolvimento espiritual ao Ecstasy, embora muitos deles afirmem que aprenderam a entrar em um estado elevado de consciência sem o uso da droga."
"Várias atividades 'respeitáveis' são mais perigosas do que tomar Ecstasy. Encontrei estatísticas que mostravam que o risco de se ingerir E era parecido com o de pescar! Se considerarmos que o Ecstasy é tomado 25 milhões de vezes em um ano, e que são registradas anualmente cinco mortes relacionadas à droga, então tomar E é mais favorável do que pescar."

O endereço de Nicholas Saunders na Internet é http://www.cityscape.co.uk/users/bt22. O livro "Ecstasy and The Dance Culture" pode ser encomendado pelo tel. 0044-171-379-5113 ou pelo fax 0044-171-379-0135.

Texto Anterior: Ecstasy faz dez anos na cena club
Próximo Texto: Droga pode causar morte
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.