São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Droga pode causar morte

MARCELO DE SOUZA
DA REPORTAGEM LOCAL

Os efeitos colaterais do Ecstasy ainda não são totalmente conhecidos. Segundo o médico Dartiu Xavier da Silveira Filho, 40, especializado em farmacodependências, o Ecstasy provoca enrijecimento dos músculos e aumento dos batimentos cardíacos. Este quadro pode levar o organismo ao superaquecimento e à desidratação.
Em uma pista de dança, por exemplo, a pessoa pode se descuidar de alguns destes sintomas. Há ainda casos de morte registrados entre asmáticos que, no ápice do efeito da droga, não sentem os sinais da crise.
Estudos feitos por pesquisadores americanos da Universidade John Hopkins em 95 concluíram que o uso contínuo do Ecstasy pode levar à depressão crônica.
Segundo Silveira Filho, esses sintomas de depressão podem ocasionar uma crise de pânico. "Isso é mais comum entre pessoas predispostas à depressão", diz.
Pesquisadores da Universidade de Chicago afirmam ainda que o uso contínuo do Ecstasy ocasiona queda no nível de serotonina -hormônio que regula a atividade sexual, o humor e o sono. O resultado a médio prazo seria então contrário do que se espera ao tomar o Ecstasy.
(MSz)

Texto Anterior: Escritor é guru da 'geração E'
Próximo Texto: Brasil trata de esquecer Chico Mendes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.