São Paulo, sábado, 13 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Israel e Síria decidem fazer novas negociações e incluem militares

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Israel e Síria decidiram ontem expandir as negociações de paz e marcaram novas reuniões para o dia 24 de janeiro próximo a Washington (EUA). Especialistas militares participarão das conversas.
O secretário de Estado dos EUA, Warren Christopher, anunciou as novas negociações logo após encontro com o presidente da Síria, Hafez al Assad.
"O presidente Clinton e eu vamos fazer todo esforço para que se chegue à paz antes do fim do ano", disse Christopher.
O secretário americano afirmou que os militares dos dois países a ser incluídos não devem ser chefes de nenhuma Força Armada.
Israel havia proposto a inclusão de especialistas em assuntos econômicos e hídricos, mas ainda não havia decisão sobre o assunto.
As negociações ocorrerão no mesmo local das anteriores, em Wye Plantation, Maryland (Costa Leste dos EUA). Elas vão tratar da retirada israelense das colinas do Golã, região do sudoeste da Síria ocupada por Israel desde 1967.
A região é militarmente estratégica e fornece boa parte da água usada pelos israelenses. Com um acordo, a Síria abandonaria estado de guerra contra Israel.
As novas conversas devem durar três dias. Elas serão depois retomadas no dia 29 de janeiro.
O vice-presidente dos EUA, Al Gore, anunciou visita ao Oriente Médio para tratar de cooperação econômica na próxima semana.
Ele deve se encontrar com o presidente do Egito, Hosni Mubarak, e com o premiê israelense, Shimon Peres.

Texto Anterior: Zairenses fazem panela com destroços de avião
Próximo Texto: 20 mil prometem vingar Aiach
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.