São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

90% apóiam inquérito da PF

DA REDAÇÃO

A maioria absoluta dos paulistanos (78%) sabe da existência do inquérito aberto na Polícia Federal sobre o bispo Edir Macedo e a Universal, que investiga o não-pagamento de impostos e suposto desvio de recursos da igreja.
Apenas 22% dos entrevistados afirmam não ter conhecimento sobre o fato. O desconhecimento do inquérito sobre Edir Macedo é mais elevado entre os próprios pentecostais (30% desconhecem sua existência) e mais reduzido entre os adversários da Igreja Universal, em especial adeptos do espiritismo (apenas 9% deles desconhecem o inquérito).
A maioria absoluta da população (90%) apóia a abertura do inquérito sobre a Igreja Universal. Somente 5% se disseram contrários à medida adotada pela Polícia Federal. Até mesmo a maioria dos evangélicos pentecostais (71%) defendem a realização do inquérito -condenado por outros 19%.
Nas outras religiões, o apoio à investigação da PF cresce de forma substancial: o inquérito é defendido por 83% dos evangélicos não pentecostais, 90% dos que não têm religião, 92% dos católicos, 92% dos que possuem outras religiões e 95% dos espíritas.
Concessões de TV
As opiniões dos paulistanos sobre a atuação do governo federal nessa polêmica são menos consensuais. A maioria relativa dos paulistanos (44%) acha que o Ministério das Comunicações deve aguardar o fim do inquérito e só anular as concessões de rádio e TV dos pastores da Igreja Universal se o bispo Edir Macedo for condenado.
Essa posição é defendida principalmente pelos evangélicos não pentecostais (52%).
Contudo, 31% dos entrevistados consideram que o governo federal deve anular já as concessões de rádio e TV, independentemente do resultado do inquérito. Essa posição encontra maior apoio entre os espíritas (45%).
Por fim, 17% acham que o Ministério das Comunicações não deve impedir que a Igreja Universal mantenha suas rádios e TVs, mesmo que Macedo seja condenado. Esta tese é defendida pela maior parte dos pentecostais (44%).

Texto Anterior: Universal tem imagem negativa para 70%
Próximo Texto: Saiba o perfil de cada grupo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.