São Paulo, domingo, 14 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Há 3 formas de transmissão

DA REPORTAGEM LOCAL

Quem quiser assinar os canais de TV paga pode optar por três formas de transmissão (DBS, MMDS e cabo), vários preços e pacotes (veja quadro ao lado).
O DBS (Direct Broadcast Satellite) utiliza a antena parabólica tradicional -com cerca de 2,2 m de diâmetro- e um conjunto de receptor e decodificador para receber os sinais da banda (faixa de frequência) C.
O MMDS (Multichannel Multipoint Distribution Service), chamado popularmente de sistema de microondas, transmite e recebe canais pelo ar, em faixa próxima ao UHF.
Na transmissão por cabo, tanto canais abertos como pagos têm melhor recepção de vídeo e áudio.
Uma rede central de recepção capta os sinais de canais locais e internacionais e os distribui por uma rede de cabos até a casa do assinante.
Para este semestre, a TVA e a Net Sat devem oferecer uma quarta forma de transmissão: DTH (Direct to Home, direto às residências), com cerca de 130 canais.
Neste sistema, o usuário pode captar os sinais direto do satélite por meio de uma miniparabólica -com cerca de 60 cm de diâmetro- e de um decodificador.
As taxas de adesão, incluindo os aparelhos, devem variar de R$ 600 a R$ 900.
As operadoras afirmam que, além de o sistema garantir melhor imagem e som, a antena pode ser transportada.

Texto Anterior: Canais 'antigos' investem na programação
Próximo Texto: Sony e Warner estréiam em fevereiro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.