São Paulo, quarta-feira, 17 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Rebeldes tchetchenos fazem novos reféns

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Os tchetchenos reagiram com mais sequestros ao segundo dia de ataque russo aos rebeldes em Pervomaiskaia. Não houve rendição.
Um barco com 120 passageiros e 45 tripulantes foi tomado na noite de ontem (tarde no Brasil) por entre 15 e 20 homens armados, no porto de Trabzon (mar Negro). Não se sabe se eles são tchetchenos ou turcos de etnia tchetchena.
Eles zarparam horas depois e ameaçavam explodir o barco caso o cerco contro os rebeldes de Pervomaiskaia não seja interrompido.
Horas antes, 30 funcionários de uma usina elétrica em Grozni, capital da República Autônoma separatista, também haviam sido tomados.
Os guerrilheiros do grupo Lobo Solitário ocupam Pervomaiskaia, no Daguestão (Rússia), desde a semana passada. Eles haviam tomado um hospital em Kizliar, outra cidade, e tentavam fugir com cerca de 160 reféns para a Tchetchênia quando foram cercados.
O porta-voz dos militares, Alexander Mikhailov, disse que seus homens haviam resgatado 24 reféns. Um dos reféns libertados, Vladimir Timoshenko, disse que não houve execução dos reféns, apesar das ameaças dos rebeldes.
Os rebeldes mantêm ainda o controle do centro e do norte de Pervomaiskaia, pequena cidade já na fronteira com a Tchetchênia. Mikhailov disse que a ofensiva só vai parar com a rendição rebelde.
A agência "Itar-Tass" disse que seis soldados morreram na operação. Os russos dizem ter matado 60 rebeldes. Não há informes sobre vítimas entre os reféns, e mesmo o número de baixas militares não pôde ser confirmado.
Dois reféns feridos foram transferidos para um hospital improvisado nos arredores de Pervomaiskaia. A agência "Reuter" informou que houve pesadas baixas no lado russo durante um ataque frustrado à mesquita da cidade.

Texto Anterior: Israel prevê eleição violenta sábado
Próximo Texto: Berlusconi vai hoje a juízo por corrupção; A FRASE - 1; A FRASE - 2; Combates deixam 59 mortos na Somália; Renuncia líder da oposição portuguesa; Governador de Illinois comuta pena de morte; China quer dispensar 500 mil militares; Pequim pede saída de adido militar dos EUA; Socialistas se lançam a premiê da Grécia
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.