São Paulo, domingo, 21 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Latifúndios são uma das causas

DA AGÊNCIA FOLHA

A principal causa para a superlotação de lavradores sem trabalho nas favelas de Teresina (PI) é a mesma para a migração das famílias de pequenos agricultores para a região das cavernas: a concentração fundiária no Estado.
Com base em dados do Censo Agropecuário do IBGE, a Comissão Pastoral da Terra informa que existem no Piauí 1.435 propriedades com mais de mil hectares, 70 das quais têm entre 10 mil e 100 mil hectares.
Os latifúndios com mais de mil hectares ocupam uma área total de quase 5 milhões de hectares, mais que o dobro do espaço preenchido pelas 57.963 propriedades de dez a cem hectares.
Problema histórico
O secretário de Comunicação Social do Governo do Piauí, Nilson Soares de Sá Filho, afirmou que há programas sociais para as famílias de lavradores que moram nas cavernas. "Esse problema é histórico, de muitos anos atrás", disse Nilson Filho.
Os projetos prevêem a distribuição de cestas básicas e a construção de moradias. Segundo Nilson Filho, o governo já construiu casas para lavradores na região e "já aconteceu de os lavradores venderem as casas e retornarem para a moradia sob as pedras".
O governo também incentiva os lavradores a trabalhar em sistema de cooperativa.

Texto Anterior: Crianças dizem que sentem mais segurança
Próximo Texto: Folha comete menos erros de português
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.