São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Aula de planejamento familiar abre o Universidade Solidária no RN

FERNANDO ROSSETTI
ENVIADO ESPECIAL A SÃO JOSÉ DO MIPIBU

Começou ontem, com uma aula de planejamento familiar, o trabalho dos estudantes que participam em São José do Mipibu (RN) do projeto piloto Universidade Solidária -que leva universitários a regiões carentes do país.
Mipibu (38 km ao sul de Natal) tem 30 mil habitantes, metade sem saneamento básico. Para trabalhar no local há dez estudantes -de medicina a história- e um professor da Universidade Federal de Santa Maria (RS).
Desde sexta-feira, quando chegou a Mipibu, o grupo tem visitado as comunidades rurais em que desenvolverão seu trabalho, para inscrever pessoas nas aulas.
Serão dados cursos de saúde da Mulher e da Criança -basicamente, de planejamento familiar-, de Saúde e Sexualidade na Adolescência e de Primeiros Socorros.
Para assistir à aula inaugural, mais de 30 pessoas, trajando suas melhores roupas, se juntaram ontem à tarde no salão da creche de Pau Brasil, em Mipibu.
Maria das Dores de Moura Rodrigues, 58, que ficou do lado de fora cuidando de um dos seu 14 netos, disse que já teve 11 filhos -oito ainda vivos. "É fácil demais ficar grávida."
Dando risadas envergonhadas, os que assistiam à aula ouviram palavras como vagina, pênis, útero e menstruação -e foram solicitados a dar termos equivalentes do local (mentruação se chama "boi", por exemplo).
Apesar da vergonha inicial do grupo -e do nervosismo, também inicial, dos estudantes-professores- a aula cumpriu os objetivos básicos de apresentar os órgãos reprodutores e o ciclo da mulher.
Na semana passada, Ruth Cardoso, coordenadora do programa, afirmou que -"como todos sabem"- ela defende o acesso da população a todas as formas de planejamento familiar.
A primeira dama disse isso depois de ser perguntada o que achava do veto de Fernando Henrique a um capítulo da lei de planejamento familiar.
Hoje, Ruth Cardoso visitará a cidade acompanhada dos ministros da Saúde, Adib Jatene, e da Educação, Paulo Renato.

Texto Anterior: Rapaz aparece após mãe dizer que ele estava em poder de traficantes
Próximo Texto: Mãe tentou puxar o filho antes de ele ser baleado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.