São Paulo, terça-feira, 23 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mostra terá 3 filmes brasileiros

CELSO FIORAVANTE; JOSÉ GERALDO COUTO
DA REPORTAGEM LOCAL

Três longas-metragens brasileiros participarão do Festival de Cinema de Roterdã (Holanda), entre 24 de janeiro e 4 de fevereiro: "O Mandarim", de Julio Bressane; "Terra Estrangeira", de Walter Salles; e "Yndio do Brasil", de Sylvio Back. Os três diretores comparecerão ao festival, um dos mais importantes da Europa para produções independentes.
Os três filmes estão fazendo uma respeitável carreira internacional. "Terra Estrangeira" esteve no Festival de Biarritz e vai agora ao Sundance Film Festival (de cinema independente), nos EUA.
"O Mandarim" foi tão bem recebido no Festival de Turim (Itália) que Bressane negociou-o com a RAI (Rádio e Televisão Italiana), que vai lançá-lo nos cinemas italianos e exibi-lo na TV. A RAI vai exibir também "Matou a Família e Foi ao Cinema" e "O Anjo Nasceu", ambos de Bressane.
"Yndio do Brasil", de Sylvio Back, já participou do festival de Havana (Cuba) e em abril vai a Bolonha (Itália). Depois do Carnaval, o documentário entrará em cartaz no Rio e será simultaneamente lançado em vídeo. "Com esse novo decreto, desmarcando terras indígenas, meu filme ganhou ainda mais atualidade", afirma Back.
(Celso Fioravante e José Geraldo Couto)

Texto Anterior: Festival quer prever futuro
Próximo Texto: O PC pelado
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.