São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

SP poderá ter aula de 'escovação de dentes'

AURELIANO BIANCARELLI
DA REPORTAGEM LOCAL

A Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas quer que as crianças aprendam a escovar os dentes em sala de aula. Um projeto piloto em parceria com a Secretaria de Estado da Educação, iniciado há três anos e retomado nos últimos meses, vem atendendo 7.500 crianças de 17 escolas do Estado.
"A idéia é estender as aulas para todas as escolas públicas", diz Marco Antonio Bottino, presidente do 17º Congresso Internacional de Odontologia que se realiza no Anhembi, em São Paulo.
Cerca de 6,7 milhões de crianças e adolescentes estudam na rede estadual paulista. A associação de cirurgiões (APCD) instalou um "escovódromo" no pavilhão do congresso, uma aula que inclui vídeo, teatro e escovação prática dos dentes. Cerca de mil estudantes estão passando por ali por dia.
Raphael Baldacci Filho, presidente da APCD, diz que a entidade vem há anos lutando para que a educação bucal se transforme em matéria obrigatória nas escolas. Para a APCD, prevenção é a única forma de tirar o país da lista dos mais desdentados do mundo.
Segundo Marco Bottino, 98% da população têm uma ou mais cáries na boca. Uma criança de três anos tem em média sete cáries. Aos sete anos, quando já tem de quatro a oito dentes permanentes, metade deles estará cariados.
Entre brasileiros de 35 e 44 anos, 40% já perderam todos os seus dentes.
Não é por falta de dentistas: o país tem 130 mil profissionais, 16% de todos os dentistas do mundo. "Precisamos de um serviço público de saúde que inclua a prevenção e o tratamento dentário", diz Bottino.
Os dentistas pagos pelo Ministério da Saúde atendem apenas emergências.

Texto Anterior: Apreciação de veto a esterilização será prioridade, afirma Sarney
Próximo Texto: Defesa Civil confirma uma morte em consequência de temporal no Rio
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.