São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Irons e Hawks são o melhor do dia

MARCELO REZENDE
DA REPORTAGEM LOCAL

A primeira grande atração de hoje nas TVs pertence a Bandeirantes, que exibe "Vivendo Cada Momento" (13h15), de Jerzy Skolimowski. Um dos muitos filmes realizados no início da década passada que serviram como signo do renascimento do cinema inglês.
Mas o olhar de "Vivendo" não se dirige ao burguês ou ao nobre britânico, ao menos não explicitamente. Seu interesse reside nos acontecimentos do leste europeu e nas sempre traumáticas relações de dominação e liberdade.
O filme mostra o cotidiano de trabalhadores poloneses (o ator Jeremy Irons entre eles) que chegam a Londres para executar uma obra. Trabalhadores braçais que enfrentam o cotidiano inglês com estranheza, ao mesmo tempo que um acontecimento político- um golpe de Estado na Polônia- cria uma forte tensão, subterrânea, no relacionamento entre os três.
Outro destaque é "El Dorado" (Record, 13h45) de Howard Hawks. Uma versão com mais risos de "Onde Começa o Inferno", realizado por Hawks no final dos anos 50.
Dessa vez a história de um xerife alcoólatra, que tenta limpar sua cidade de uma gangue de vaqueiros que vivem acima da lei, nos mostrada em um tom próximo da farsa.
Há mais graça e leveza, mas em momento algum se percebe qualquer tipo de deficiência do talento de Hawks, que mantém aqui o brilho de seus outros trabalhos.
No fim da noite é a vez do terror de Terence Fisher e seu "Drácula, o Príncipe das Trevas" (Globo, 1h10). Mais uma vez é o ator Christopher Lee que assume a capa negra e os caninos de borracha. Apesar do filme parecer hoje uma relíquia de outra era, é inegável que o filme coloca criatividade no lugar do sangue farto.

Texto Anterior: Bomba! Falta axé no e-mail da Bahia!
Próximo Texto: Visconti filma a pura beleza
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.