São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Junkies fazem dez anos

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

O CD duplo "200 More Miles - Live Performances 1985-1994" comemora os dez anos da banda Cowboy Junkies, formada pelos irmãos Michael, Margo e Peter Timmins mais o amigo Alan Anton. Reúne faixas recolhidas de apresentações ao vivo, retiradas dos cinco discos de estúdio do grupo.
Além das composições próprias, há reinterpretações -na voz suave de Margo, responsável por grande parte do impacto do grupo- de clássicos do blues, do country e do pop.
Em "Me and the Devil Blues", canção dos anos 30, os Junkies relêem um dos patriarcas do blues, Robert Johnson. "Walking After Midnight" é pinçada do repertório de Patsy Cline, uma das primeiras mulheres a enveredar pela música country.
O pop aparece em "Sweet Jane", composição de Lou Reed da época do Velvet Underground. A única inédita é "Blue Moon Revisited (A Song for Elvis)", homenagem a um dos primeiros sucessos de Elvis Presley.
A viagem pelo repertório dos Cowboy Junkies é intensiva, quase extenuante -são quase duas horas preenchidas pelos lamentos de Margo. Mas é, também, tanto quanto intensiva, intensa -característica do grupo há uma década inteira.
A seleção resume a trajetória dos Junkies e a intensifica -as faixas, alheias a qualquer concessão, não sofreram nenhuma manipulação de estúdio. Não superam as gravações originais, mas introduzem com correção o universo da banda, hoje inexplicavelmente distante do mercado brasileiro.
(PAS)

Texto Anterior: Rota do 'country chique' passa pelo Canadá
Próximo Texto: k.d. foge da ortodoxia 'caipira'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.