São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Seguro protege o investimento em computador

LUCIA REGGIANI
DA REPORTAGEM LOCAL

É só fazer as contas. Juntando o micro multimídia com fax/modem e aquele pente extra de memória, impressora, scanner e programas a soma passa dos R$ 4.000 e vira argumento para apólice de seguro.
Para as seguradoras, o equipamento de informática é mais um objeto dentro da casa que pode ser roubado. Nesse caso, de proteger o micro doméstico dos amigos do alheio, o valor cobrado pela seguradora (prêmio) gira em torno de 2% do preço do equipamento.
Quando a máquina faz parte de lojas, escritórios ou indústrias, o valor do prêmio sobe para a casa dos 3% do valor da máquina.
Há ainda o seguro contra riscos diversos, que engloba roubo, incêndio, perda ou danos em transporte. É o tipo ideal para micros portáteis, mais suscetíveis aos imprevistos com a lei da gravidade.
Mas, mesmo tendo custo elevado -o prêmio vai de 7% a 10% do valor da máquina-, quase nenhuma seguradora se aventura a fazer apólice contra riscos diversos para notebooks. "Vai depender da importância do cliente", avisa Daniel de Souza, corretor.
O seguro costuma ser feito pelo período de um ano e, dependendo do valor segurado, pode ser parcelado em até dez prestações. O prêmio não tem correção monetária, o que não chega a ser problema, uma vez que o preço do micro costuma desabar em seis meses.
Em caso de o pior acontecer, é necessário registrar a queixa do roubo na delegacia. O boletim de ocorrência é indispensável para a liberação do dinheiro.
Além do seguro, é importante fazer cópias de segurança de seus programas e arquivos de trabalho e mantê-las longe do escritório. Esse é o melhor jeito de preservar a informação. Ela não vale nada para o ladrão, mas custa muito caro para você.

Texto Anterior: Como tirar proveito do Explorer no "Win95"
Próximo Texto: Entrega de soft demora 90 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.