São Paulo, quarta-feira, 24 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Ieltsin diz que candidatura vai depender de sua saúde

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente russo, Boris Ieltsin, condicionou a sua candidatura à reeleição a seu estado de saúde. Ele já indicara sua vontade de concorrer, mas disse que esperaria mais tempo antes de anunciar uma decisão final.
No ano passado, o presidente sofreu dois ataques cardíacos, o que fez com que seus adversários dissessem que ele não tinha condições de assumir novo mandato.
"Agora mesmo, os médicos me proibiram até de jogar tênis", disse Ieltsin, que normalmente liga sua saúde à pratica de esportes.
Ieltsin enviou uma carta ao Conselho da Europa pedindo que a Rússia seja aceita no órgão. O grupo, uma reunião da maioria dos países europeus, com pouca atuação prática, deve negar o pedido. Um relatório do grupo critica a política de direitos humanos da Rússia e não recomenda a aceitação.
Ieltsin anunciou que vai considerar uma resposta negativa ao pedido como um apoio da Europa aos terroristas tchetchenos.
O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Rússia, Serguei Kovaliov, renunciou ontem, acusando Ieltsin de ter "se separado definitivamente da política de reformas democráticas".

Texto Anterior: Novo critério avalia câncer na próstata
Próximo Texto: Tchetchenos adiam libertação de reféns
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.