São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

EUA acham aprovação boa

DE WASHINGTON; DA REPORTAGEM LOCAL

Para o governo dos EUA, a notícia da aprovação do parecer Fernando Bezerra pela Comissão de Assuntos Econômicos é excelente.
Entre os que acompanham o assunto em Washington, a passagem pela comissão era considerada mais difícil do que o voto em plenário.
A questão da "Lei de Patentes" tem sido o principal problema nas relações entre EUA e Brasil nos últimos dez anos.
Mesmo com as excelentes relações pessoais entre os presidentes Bill Clinton e Fernando Henrique Cardoso, este é um tema que atrapalha o relacionamento bilateral.
Se o parecer Fernando Bezerra for aprovado em plenário, a agenda entre os dois países estará praticamente limpa de problemas sérios de relacionamento.
Anúncio
No ano passado, uma associação de empresas farmacêuticas norte-americanas lançou uma anúncio sobre o Brasil em diversas publicações do EUA.
O anúncio, que foi publicado pouco antes da visita do presidente FHC, criticava a falta de uma lei para as patentes no Brasil e classificou o país de "nação pirata". Houve reações negativas na indústria farmacêutica nacional.
Em setembro e outubro, o responsável pelo comércio externo dos EUA, Mickey Kantor, travou conversações sobre o caso com diplomatas brasileiros para analisar o caso.
Em 13 de novembro, o governo dos EUA suspendeu investigação que vinha fazendo sobre as práticas comerciais brasileiras.
Mas manteve o país sob suspeição no item respeito a patentes internacionais.

Texto Anterior: NO QUE DIVERGEM OS RELATORES
Próximo Texto: Empresas nacionais reclamam
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.