São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Romance mostra ambição de negros

SÉRGIO AUGUSTO
DA SUCURSAL DO RIO

"Devil in a Blue Dress" é o primeiro romance de uma série até agora restrita a quatro títulos. Seu autor, Walter Mosley, é um mulato quarentão, nascido e criado no centro de Los Angeles, que há tempos vive em Nova York, casado com uma coreógrafa branca. Antes dele, outro escritor negro fez sucesso na ficção noir: Chester Himes. Mosley ameaça superá-lo.
Seu maior fã é o presidente Bill Clinton, que se confessou preocupado quando Mosley suspendeu a saga de Easy Rawlins para escrever "R.L.'s Dream", romance sem mistério nem mortes protagonizado por um guitarrista de blues do Mississippi, lançado em 1995.
Sucesso de vendas e crítica, a saga de Easy Rawlins, interrompida em "Black Betty", só terminará daqui a seis livros, alcançando o personagem na casa dos 70. Dois novos volumes já estão na agulha: "The Little Brown Dog" e "Bad Boy Bobby Brown", este último ambientado nos anos 60, com a morte de Malcolm X em segundo plano.
Rejeitado por várias editoras, "Devil in a Blue Dress" acabou perfilhado pela Norton, sem apreço por literatura policial, mas atenta a autores de talento. Mosley oferecia um produto diferenciado, sem psicopatas nem "serial killers". Ao contrário de seus aparentes modelos (Marlowe, Spade etc.), o herói de Mosley pertence à comunidade onde transita, não é um "outsider" solitário.
Seus anseios burgueses o distanciam ainda mais dos detetives de Chandler e Hammett. Assim que montou numa grana firme, Easy partiu para o ramo imobiliário. "É o negócio número um de Los Angeles", explica seu criador, que o define como "um homem inteligente, vindo da roça, que cultiva ambições num mundo onde os negros não podem se mostrar ambiciosos".
(SA)

Texto Anterior: 'O Diabo Veste Azul' seduz em clima noir
Próximo Texto: Poetas comemoram 442 anos de São Paulo com festa no centro
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.