São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Poetas comemoram 442 anos de São Paulo com festa no centro

MÔNICA MAIA
DA REPORTAGEM LOCAL

O aniversário de 442 anos da cidade é celebrado com versos. "São Paulo Espelho da Poesia" reúne hoje 40 poetas, atores e cantores. Eles fazem declamações e performances a partir das 10h30, diante do Solar da Marquesa -ao lado do Pátio do Colégio, local de fundação e marco zero da cidade.
Além de um poema inédito de João Cabral de Melo Neto e de uma seleção de poesias sobre São Paulo, a festa traz atrações variadas. A cantora Adriana Calcanhoto interpretará "Sampa", a atriz Bete Coelho lerá Menotti del Picchia, o diretor de teatro José Celso Martinez Correa vai dizer o poema 'Solidão' do Oswald Andrade. "Quero fazer o máximo no mínimo. Se melhorar de saúde vou terminar o meu prema sobre São Paulo 'SamPam'. A poesia faz parte do dinamismo de São Paulo. Mas a grande musa do evento é a poeta Beatriz Azevedo caminhando sobre seu poema", diz Martinez Correa.
A mixagem de poesia, música e performance parabenizando São Paulo é liderada por Beatriz Azevedo. "O projeto nasceu com a vontade de apresentar o meu poema-de-chão 'Peripatético'. É uma instalação plástica de Hildebrando de Castro com milhares de rosas vermelhas. A atriz Lu Grimaldi faz a performance", diz Azevedo.
Alice Ruiz e Áurea Leminski, 24, filha do poeta Paulo Leminski, também estão no elenco: "Áurea vai dizer cinco poemas do Paulo. O tema de um deles é a Ordem de São Bento, onde Paulo ficou dos 13 aos 16 anos porque ia se ordenar monge", afirma Leminski.
Claudia Schapira lê uma série de versos de Glauco Mattoso. O compositor Péricles Cavalcanti mostra "Raízes", uma canção inédita e Jorge Mautner homenageia Adoniran Barbosa. Tom Zé canta "Augusta, Angélica e Consolação".
O parabéns poético, realizado com o apoio do poeta Claudio Willer, assessor cultural da Secretaria Municipal de Cultura, renderá um livro. Traz a seleção de poetas e poesias de "São Paulo, Espelho da Poesia". Será lançado no segundo semestre.
O texto de José Paulo Paes "São Paulo, Comoção da minha Vida" abre o publicação, com textos de Arnaldo Antunes, Augusto de Campos, Augusto Massi, Álvaro Álvares de Faria, Alice Ruiz, Beatriz Azevedo, Carlos Rennó, Claudio Willer, Haroldo de Campos, Julieta Bárbara, Mônica Rodrigues Costa, Nelson Ascher, Roberto Piva e Wally Salomão, entre outros.
Leituras de poesias, coordenadas por Claudio Willer, na Biblioteca do Centro Cultural São Paulo, começam em abril.

Texto Anterior: Romance mostra ambição de negros
Próximo Texto: Mulher de Oswald participa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.