São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mulher de Oswald participa

MM
DA REPORTAGEM LOCAL

Ex-mulher do modernista Oswald de Andrade e do físico Mario Schoenberg, Julieta Bárbara Guerini, 87, é a poeta mais velha do elenco de "São Paulo, Espelho da Poesia". Foi casada com Oswald durante sete anos, logo depois que ele se separou da poeta Patrícia Galvão, a Pagu.
"Ela tinha ido para China, com Raul Bopp. Oswald sempre dava um jeito de casar. Casou com a Tarsila, com a Pagu, comigo, com a Maria Antonieta Alkimin. O filho mais velho dele casou com minha irmã mais moça. Foi uma nova família para ele", diz Julieta Bárbara.
Poeta diletante de Piracicaba, ela publicou seus versos em 1939, pela José Olympio: "Dia Garimpo" é prefaciado por Raul Bopp. "Vou ler meus poemas e gostaria de falar um poema de Oswald como 'Pau-brasil'. 'Escaravelho de Ouro' foi o poema mais inspirado que ele fez para uma mulher. Mas não foi para mim", diz Julieta Bárbara, a quem Oswald dedicou a peça "A morta".
A relação da poeta com o físico Mario Schoemberg durou 30 anos. Tiveram uma filha. "Ele era professor de mecânica celeste. Trabalhava com estrelas do céu. Quando começou a trabalhar com estrelas da Terra, como crítico de arte, ficou perturbado", afirma a poeta.

Texto Anterior: Poetas comemoram 442 anos de São Paulo com festa no centro
Próximo Texto: Citarista mostra ragas e música impressionista
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.