São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Citarista mostra ragas e música impressionista

WILLIAM LI
ESPECIAL PARA A FOLHA

A temporada de concertos deste ano ainda não começou, mas as gravadoras continuam lançando novos CDs."Impressionismos", do citarista Alberto Marsicano, procura mesclar a música impressionista francesa do começo do século com as milenares ragas indianas. Acompanhado por Taito Marcondes (tabla), Silvia Ricardino (harpa) e Ratnabali Adhikari (tampura e canto clássico indiano), o CD tem seis músicas, nem todas necessáriamente impressionistas.
"O Céu Estrelado Sobre o Ganges" é um tema com variações. O exotismo da voz suave e doce e a discrição do acompanhamento da cítara que fornecem o tema é inebriante. Após a variação de cítara solo, segue-se uma série com cítara e tabla.
A segunda música ("Nas Águas Cristalinas do Rio Saravasti"), totalmente improvisada, parece aos ouvidos ocidentais incoerente, aleatória e sem lógica, e ficamos no ar sem saber como e porque começou e acabou. Pode ser que estejamos exigindo demais, com nossos ouvidos educados com a precisão matemática e a polifonia da música européia.
Muito melhor resultado é obtido com a delicada e sensível transcrição da "Gymnopédie nº 1" de Erik Satie, sem dúvida a melhor faixa do disco, e que só por ela vale a pena ser comprado.
"Raga para Debussy" só tem de Debussy os harpejos da harpa, enquanto que a transcrição do famoso "La Fille aux Cheveux de Lin" é outra que não tem nada a ver com o original de Debussy.
Enfim, excetuando-se o Satie que, repito, está belíssimo, este CD destaca-se apenas pelo exotismo e pela busca de sonoridades exóticas. Não é recomendado para quem tem os ouvidos educados pela polifonia de Bach ou a transparência de Mozart.

Texto Anterior: Mulher de Oswald participa
Próximo Texto: The Cure diversifica seu estilo em disco novo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.