São Paulo, quinta-feira, 25 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

País tem serviço na Internet

MANOEL DIRCEU MARTINS
FREE-LANCE PARA A FOLHA, DA MALÁSIA

A Secretaria de Turismo de Sarawak -um dos Estados da Malásia, no Sudeste Asiático- está operando seu próprio espaço na Internet, desde novembro de 95. A "Sarawak Turism Board Web Site" (STB Internet) é a primeira do gênero na Ásia.
São 80 páginas de informação, fotografias e gráficos que apresentam os atrativos da região, situada no sudoeste da ilha de Bornéo (Malásia Oriental).
Mais de 6,5 milhões de turistas visitaram a Malásia no ano passado, 7% a mais do que no ano anterior. A principal atração local é o ecoturismo.
A publicidade eletrônica informa a um assinante brasileiro, por exemplo, que apenas em Bornéo cresce a maior flor do mundo, a Raflésia arnoldi.
Sarawak possui uma das maiores cavernas do mundo, a Mulu, que abrigou homens pré-históricos há 40 mil anos. As florestas do Estado são habitadas até hoje por caçadores de cabeça, guerreiros nativos que colecionam os crânios de seus inimigos derrotados.
O usuário recebe na tela imagens dos principais pontos de interesse e instruções de como chegar até lá. O serviço já é acessível a cerca de 30 milhões de pessoas no mundo inteiro, com perspectivas de atingir os 200 milhões de usuários até o ano 2000.
O ministro malasiano do Turismo, James Masing, disse no lançamento da STB Internet que a informação será o "oxigênio do crescimento econômico" no próximo século.
O setor turístico tem colhido, com algum atraso, os benefícios da acelerada expansão econômica da Malásia, que apresentou taxas de crescimento superiores a 8% nos últimos dez anos.
Em praticamente todas as regiões de interesse ou potencial turístico, há obras de novos hotéis e melhoria da infra-estrutura.
A temporada de caça ao turista -sobretudo norte-americanos, japoneses e britânicos- foi aberta no começo dos anos 90. O crescimento tem sido fomentado pelo governo federal e acelerado pela avalancha de investimentos estrangeiros na rede hoteleira e de lazer.
Quem visita a Malásia entende por quê.

Internet: http://www.jaring.my/stb/

Texto Anterior: Distribuição de renda favorece chineses
Próximo Texto: Orangotangos são reabilitados para a selva
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.