São Paulo, sexta-feira, 26 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mitterrand 'congestiona' Internet

VINICIUS TORRES FREIRE
DE PARIS

O endereço criado para abrigar a cópia do livro "O Grande Segredo", de Claude Gubler, médico do presidente francês François Mitterrand, vem sendo visitado por cerca de mil pessoas por hora desde a madrugada de quarta-feira, quando foi colocado na rede de computadores Internet.
No livro, Gubler revela que Mitterrand escondeu um câncer grave durante 11 anos de mandato. Ele governou entre 1981 e 1995 e só revelou publicamente ter câncer em 1992. O presidente francês morreu no último dia 8.
A pedido das famílias de Mitterrand, a Justiça francesa proibiu no dia 18 a venda do livro.
Na Internet, a consulta e cópia de quatro páginas do livro pode demorar cerca uma hora, porque ele foi apresentado no formato de fotos, não de texto.
"O Grande Segredo" chegou a ficar algumas horas nas livrarias, que venderam todos os 40 mil exemplares da primeira edição.
O livro foi posto na rede por Pascal Barbraud, dono de um "café cibernético" (bar que tem computadores conectados à rede Internet à disposição de seus clientes) da cidade francesa de Besançon.
O advogado da família Mitterrand, George Kiejman, disse ao jornal "Le Monde" que por enquanto não pretende processar Barbraud. "Não quero complicar o caso, vou esperar a decisão final da Justiça."
Barbraud, o dono do café "Le Web", disse que consultou advogados antes de copiar e difundir o livro. "Há um vazio jurídico sobre os direitos do autor e da editora no caso de reprodução na Internet."
Se sofrer processo, movido pela família ou pela editora, Barbraud diz que vai transferir a cópia eletrônica do livro para um servidor (computador que é a sede original de uma base de dados) nos EUA ou em outro país.
A editora Plon, que publicou "O Grande Segredo", considera que a difusão do livro na rede Internet é um caso de pirataria, mas ainda não decidiu o que fazer em relação ao assunto, sobre o qual não há legislação específica ou jurisprudência.
A Justiça francesa não se pronunciou sobre o caso. Mas a notoriedade de Barbraud fez com que um juiz de instrução fosse informado de que ele é dono de um café, atividade que lhe foi vetada por causa de um inquérito sobre comércio irregular no qual está envolvido.
Barbraud pode ser processado por burlar o decreto judicial.

"O Grande Segredo" é acessível na Internet (Web) no endereço http://www.le-web.fr/secret/

Texto Anterior: Favorito a presidente da Nicarágua sofre ataque; Rainha teve caso com pai de Diana, diz pastor; Espião do Iraque está no Brasil, diz agência; Argentina dá prisão preventiva a chileno; Cachorro morde Fujimori em passeio; Premiê do Canadá reforma gabinete; Americana estuprada em coma deve ter filho; Encontrada grávida com 10 anos nos EUA
Próximo Texto: Nova obra narra "grampo"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.