São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Polícia faz convênio para facilitar doação de córnea de assassinados

DA REPORTAGEM LOCAL

A Polícia Civil e o Banco de Olhos do Estado fizeram um convênio para aumentar os doadores de olhos em São Paulo. Agora, quando alguém é assassinado ou morre em um acidente, os policiais avisam os médicos para que os olhos das vítimas sejam doados.
O convênio já possibilitou 16 transplantes com os olhos de oito doadores nos últimos 17 dias -cada paciente recebe uma córnea (membrana ocular). Ele foi assinado em dezembro e começou a funcionar em janeiro.
Existem cerca de 2.500 pacientes na fila de espera do Banco de Olhos. O banco tem 500 mil doadores cadastrados.
Um dos objetivos do acordo é fazer com que o banco seja avisado depressa da morte de um doador, pois a retirada dos olhos deve ser feita até quatro horas depois da morte. Por causa do atraso, os olhos de vários doadores não podem ser aproveitados.
A ação da polícia é feita de duas formas. A primeira é quando a vítima de um acidente ou de um homicídio já é doadora.
"O primeiro delegado que chegar no local da morte telefonará ao banco", disse o delegado Marinósio Martins Santos, 52, da Delegacia Geral de Polícia.
O outro caso é quando a vítima não é doadora. O policial tenta obter da família do morto a autorização para a doação. Havendo o consentimento, o banco é avisado e manda um médico para o local.
"A extração pode ser feita no local onde a vítima foi achada", disse o delegado. O primeiro caso ocorreu no último dia 9, quando a estudante Débora Feitosa Matias, 12, foi morta em sua casa, em Sapopemba (zona leste de SP).
A família concordou com a doação e um médico foi até a casa e extraiu os olhos. Com isso, duas pessoas voltaram a enxergar: um menino de 2 anos e um vendedor de 35 anos.
A Polícia Civil também está incentivando seus homens a se tornarem doadores. "Desde o início dessa campanha, cerca de 200 policiais já se inscreveram", disse o delegado.

Texto Anterior: Entidades de médicos querem plano cancelado
Próximo Texto: Implante de 'olho artificial' devolve visão a mulher depois de dois anos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.