São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Operação telefone do BC começa no Citi

CARLO ALBERTO SARDENBERG
DA REPORTAGEM LOCAL

Em setembro, o presidente mundial do Citibank, John Reed, recebeu um telefonema do Federal Reserve (Fed, o Banco Central dos Estados Unidos).
O assunto era brasileiro: o Fed informava que o Citibank do Brasil não poderia mais fazer determinadas operações.
Era o início da "operação telefone", armada pelo Banco Central do Brasil, com a colaboração do Fed, para evitar que estrangeiros fizessem investimentos em renda fixa no Brasil sem pagar o Imposto sobre Operações Financeiras, IOF, de 7%.
Depois de ver inúmeras resoluções serem dribladas pela astúcia do mercado financeiro, conta o diretor Gustavo Franco, o BC brasileiro resolveu apelar para um método direto: telefonar aos principais bancos para dizer que qualquer operação de renda fixa sem IOF teria que ser desfeita.
Peso
E para dar peso ao procedimento, pediu ao Fed que começasse a operação logo com o Citibank. A colaboração entre os bancos centrais estreitou-se no ano passado, quando o BC precisou fiscalizar mais de perto os bancos brasileiros que atuam nos Estados Unidos e nos paraísos fiscais.
(CAS)

Texto Anterior: BC admite limites na entrada de dólares
Próximo Texto: Balança terá equilíbrio, afirma Gustavo Franco
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.