São Paulo, sábado, 27 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Gang 90 volta em reedição histórica

PEDRO ALEXANDRE SANCHES
DA REDAÇÃO

Um dos instantâneos cruciais à arqueologia do rock brasileiro dos anos 80 está de volta ao mercado. É o disco de estréia da banda Gang 90 & Absurdettes, reeditado agora em formato CD.
Embora "Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes" tenha sido lançado em 1983, bem depois do estouro da Blitz, foi a banda de Júlio Barroso (1953-1984) a grande precursora da geração 80.
Foi ela que, em 81, assustou o público do convencional festival MPB Shell da Globo, ao classificar o rock tropicalista "Perdidos na Selva". Foi Júlio Barroso que trouxe de Nova York ao Brasil o entusiasmo pela "new wave", a nova onda que assolava o rock pós-punk americano, com nomes como Blondie, B-52's e Devo.
Foram as Absurdettes -Alice Pink Punk, May East e Lonita Renaux (pseudônimo de Denise, irmã de Júlio morta em 93)- que criaram a marca das vocalistas maluquetes e esganiçadas, sinônimo de sucesso logo a seguir com a Blitz. Foi a Gang 90 o primeiro grupo de rock a emplacar música da abertura na novela das oito da Globo -"Nosso Louco Amor", em "Louco Amor" (82/83).
O disco de estréia já saiu com sabor de coletânea. Reunia, além de "Nosso Louco Amor" e "Perdidos na Selva" (em nova versão), os hits "Telefone" e "Convite ao Prazer", alguns dos mais autênticos momentos do rock brasileiro.
Mas o caldeirão da Gang, apesar de tudo, resultava anticomercial. Iconoclasta, a banda não encontrou um nicho natural de mercado. Acabou em 1984, quando Júlio morreu ao cair do 11º andar de seu prédio. Uma Gang desvirtuada ainda tentou voltar, mas não havia mais Júlio. Ficou o documento histórico do disco único.

Disco: Essa Tal de Gang 90 & Absurdettes
Lançamento: BMG
Quanto: R$ 20 (o CD, em média)

Texto Anterior: Garbage é alternativo e não dispensa o pop
Próximo Texto: EUA bancam espetáculo de Lacaz
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.