São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Declaração pede desarmamento

DO ENVIADO ESPECIAL A NOVA DÉLI

Em resposta às desconfianças internacionais, em especial dos EUA, sobre a cooperação nuclear, Brasil e Índia assinaram declaração pedindo "desarmamento geral e completo, essencial para a paz".
O texto procura ressaltar a intenção de resolução pacífica dos conflitos e a condenação ao "nacionalismo agressivo", "extremismo" e "terrorismo", problemas rotineiros da Índia.
Os dois países assinaram ontem acordo de cooperação tecnológica para utilização da energia nuclear, destinado a promover o intercâmbio de cientistas, aquisição de materiais e equipamentos e realização conjunta de pesquisas.
Esse foi o tema que mais atraiu atenção internacional sobre a visita de FHC, porque a região vive em estado de beligerância e qualquer ato capaz de alterar o poder bélico dos países gera desconfianças.
Brasil e Índia se esforçaram para demonstrar que o acordo visa ao aproveitamento pacífico da energia nuclear e que não haveria qualquer possibilidade de desvio.
Diante da inquietação dos EUA e da suscetibilidade da China e Paquistão, o Brasil quis evitar atritos diplomáticos -se existem poucas suspeitas de que os brasileiros querem a bomba, ninguém duvida que os indianos condicionam sua segurança ao projeto atômico.

Texto Anterior: FHC defende a redução dos encargos trabalhistas
Próximo Texto: FHC discute as consequências da globalização
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.