São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Demografia da crise

A festa do dia da agroindústria, que aconteceu na semana passada em São Paulo, reuniu personalidades do setor. Numa rodinha, conversavam animadamente os secretários estaduais de Agricultura Antônio Cabrera (São Paulo) e Hermas Brandão (Paraná), além do presidente da Sociedade Rural Brasileira, Roberto Rodrigues.
Apesar do clima de festa, era impossível não abordar a crise rural. As notícias mais recentes davam conta da redução em 15% da área plantada no Estado e do desemprego de 50 mil pessoas.
As lamentações rapidamente se transformaram em piadas. Uma delas se referiu à crise nas culturas de soja e cana em Orlândia, no norte do Estado.
Curioso, o secretário de Agricultura do Paraná perguntou quantos habitantes Orlândia possuía.
Citando uma frase cunhada pelo agricultor José Osvaldo Galvão Junqueira, o presidente da Sociedade Rural Brasileira contou:
- Na época do último censo, em 91, havia 30 mil habitantes e uns quebrados. Hoje, tem 30 mil quebrados e uns habitantes.

Texto Anterior: Só cumprindo a lei; Batendo de frente; Do limão uma limonada; Opostos pelo vértice; Tom; Caso difícil; Criando jurisprudência; Contra o relógio; Cinco continentes; Calendário; Maldade brasiliense; Monarca relutante; Equilibrando as forças; Fome e vontade de comer; Sucessão paulistana; Desfazendo as malas
Próximo Texto: Libertas quae sera tamen
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.