São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Psicóloga ensina a vencer o medo; A FRASE; O NÚMERO; Doença venérea ajuda propagação da Aids; Vacina contra febre amarela é recomendada; Cardiologia tem curso intensivo de atualização

JULIO ABRAMCZYK

Psicóloga ensina a vencer o medo
A Editora Agora acaba de lançar o livro "Vencendo o medo", de Jerilyn Ross, psicóloga e presidente da Associação Americana dos Distúrbios da ansiedade, indicado não só aos profissionais da saúde mas também a pacientes portadores de distúrbios de ansiedade, pânico e fobias.

A FRASE
"Se as decisões sobre saúde na comunidade são tomadas pelos políticos e outras instâncias, a profissão médica tem que afirmar energicamente que sempre se regeu por princípios éticos."
(Professor Zbigniew Bankowski, em entrevista sobre temas de Ética e Saúde à revista "Foro Mundial de la Salud", órgão oficial da OMS, 1995).

O NÚMERO
30 ... milhões de pessoas, em todo o mundo serão portadoras do vírus HIV até o ano 2000, segundo estimativa da OMS (Organização Mundial da Saúde).

Doença venérea ajuda propagação da Aids
Os casos de Aids constituem apenas a parte visível da pandemia (disseminação da doença em todos os países), assinala um informe da OMS. Esses casos são de pessoas infectadas pelo HIV há dez anos, já que entre a infecção e o surgimento da doença transcorre um lapso de tempo em que o paciente é assintomático. Colabora com essa disseminação o aumento das doenças sexualmente transmissíveis, que facilitam a propagação do HIV.

Vacina contra febre amarela é recomendada
O Ministério da Saúde está recomendando a aplicação, preventivamente, da vacina contra a febre amarela às pessoas com viagem programada para o Amazonas, Pará, Amapá, Acre, Rondônia, Roraima, Mato Grosso, Goiás, Mato Grosso do Sul e Maranhão. Ela deve ser tomada dez dias antes da viagem. A vacina, gratuita, é aplicada no Setor de Saúde dos Portos, no aeroporto de Congonhas, de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h30 e das 14h às 16h30.

Cardiologia tem curso intensivo de atualização
O Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia, da Secretaria da Saúde do Estado, realizará o 54º Curso Intensivo de Cardiologia de amanhã ao dia 3 de fevereiro. O primeiro curso foi organizado pelo médico Dante Pazzanese em 1942 e vem sendo mantido anualmente desde essa época. Do programa constam aulas sobre temas de atualização na especialidade.

Texto Anterior: Depressão pode ser causa da falta de sono
Próximo Texto: Rainha do pornô nacional desfila em São Paulo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.