São Paulo, domingo, 28 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

O que é reprodução assexuada?

Alexandre Brandão, 28, músico, Rio de Janeiro (RJ)
Sância Velloso, da Universidade Federal do Rio de Janeiro, responde:
"Na reprodução assexuada, comum em bactérias, um único ser vivo se multiplica, regenera ou brota, dando origem a dois ou mais 'filhos' geneticamente iguais ao pai.
"As esponjas, por exemplo, podem se reproduzir por brotamento. Uma pequena parte do corpo do pai se separa do resto do corpo e se desenvolve originando um novo indivíduo.
"O filho pode ter uma vida independente da colônia. Já as salamandras, estrelas-do-mar e caranguejos podem regenerar caudas, braços ou outros órgãos, se os originais forem perdidos.
"As estrelas-do-mar são capazes de regenerar um novo indivíduo completo a partir de um de seus braços.
"Em algumas espécies, essa habilidade de regenerar-se tornou-se um método de reprodução conhecido como regeneração.
"O corpo do pai pode se quebrar em várias partes perdidas e se desenvolver num animal completo. Esse processo é comum em vermes.
"A partenogênese é também uma forma de reprodução assexuada, na qual um óvulo não-fertilizado se desenvolve em um animal.
"O processo é comum em moluscos, em alguns insetos, especialmente abelhas, e em alguns répteis."

Correspondência para a seção "Sem Mistério" deve ser encaminhada à Editoria de Ciência (al. Barão de Limeira, 425, 4º andar, CEP 01290-900, São Paulo - SP), com nome, idade, profissão e endereço. Não serão respondidas cartas com pedidos de aconselhamento médico ou psicológico.

Texto Anterior: Ônibus espacial é metade foguete, metade avião
Próximo Texto: Mulheres seduzem restaurantes paulistanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.