São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Cresce esperança dos brasileiros no país

DA REPORTAGEM LOCAL

Os brasileiros estão mais otimistas em relação ao futuro do país. Pesquisa Datafolha revela que 85% da população acredita que o Brasil "tem jeito".
O índice é o maior desde março de 93, quando 73% concordavam com a afirmação. Nesse período, o pior resultado foi verificado em abril de 94, três meses antes da implantação do real, ainda no governo Itamar Franco.
Naquele mês, 71% dos entrevistados concordavam com a afirmação de que o Brasil "tem jeito". Outros 18% preferiam a resposta contrária. Cinco meses antes, 83% dos brasileiros declaravam ser otimistas frente ao futuro do país.
A pesquisa mais recente foi realizada entre os dias 12 e 15 de dezembro de 95 e ouviu 12.495 pessoas em 396 municípios.
A resposta "O Brasil não tem jeito" foi preferida por 11% dos entrevistados.
A evolução desde abril de 94 mostra crescimento no nível do otimismo nacional. De 71% naquele mês, o percentual dos que acreditam no futuro do país subiu para 79%, em dezembro de 94, e 85% em dezembro de 95.
O cruzamento com a preferência partidária indica que os simpatizantes do PSDB, partido do presidente Fernando Henrique Cardoso, são os que mais acreditam que o Brasil "tem jeito", com 94%.
Os menos otimistas são os pedetistas, com 84%. Depois dos peessedebistas aparecem os simpatizantes do PFL (89%), PT (88%), PPB (87%) e PTB e PMDB (ambos com 86%).
Os habitantes da regiões Norte e Centro-Oeste atingem o maior índice de adesão à tese de que "O Brasil tem jeito": 89%. O menor percentual, 81%, é verificado na região Nordeste.
O Estado mais otimista é Goiás, com 91%. Na outra ponta estão Bahia e Rio de Janeiro, com 80% e 81%, respectivamente.
As mulheres e as pessoas de cor preta apresentam os maiores índices de adesão à tese de que "O Brasil não tem jeito", com 14% e 13%, respectivamente.

Texto Anterior: Bancos e financeiras têm hoje menos poder
Próximo Texto: Ex-office boy vira diretor de fábrica em SP
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.