São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Musas do Carnaval enfrentam preconceitos

FERNANDA DA ESCÁSSIA
DA SUCURSAL DO RIO

As duas mulheres escolhidas para simbolizar o Carnaval na TV -as vinhetas da Rede Globo e da Manchete- disseram que enfrentam preconceitos. A "globeleza" Valéria Valenssa, 24, se sente discriminada por ser negra e por ter nascido em Pavuna, subúrbio da zona norte do Rio.
Já Iza Machado, 19, conta que ouviu várias piadas insinuando que "loira não sabe sambar". Ela garante que "samba não tem nada a ver com a cor da pele".
As duas aparecem dançando nuas, com o corpo pintado, introduzindo as reportagens sobre o Carnaval. Valéria não ficou intimidada: "Eu e minhas irmãs éramos acostumadas a andar só de calcinha e sutiã. Então prefiro fazer trabalhos sem roupa".
Iza precisou ser convencida pela mãe: "Estava morrendo de vergonha. Só mudei de idéia quando minha mãe disse que a pintura cobriria meu corpo mais do que os biquínis que eu uso na praia".
Quanto às cantadas, dizem que sabem se livrar delas, evitando o tipo "vamos para a cama que te ajudo".
Valéria faz questão de deixar claro que sabe dos "comentários sobre seu casamento com Hans Donner", designer da Globo, mas diz que não foi o que ocorreu. "Só nos casamos três anos depois que nos conhecemos."
As duas pesam 48 quilos e, para manter a forma, malham todos os dias. A mulata faz ginástica, musculação e dança. A loira malha quatro horas por dia e não come carnes vermelhas.
Para elas, Carnaval é a chance de alavancar as carreiras. Valéria, vilheta há seis anos, já gravou um programa exibido em Portugal e, em março, viaja para a Europa.
Na avenida, será a madrinha da Caprichosos de Pilares, lugar que ocupa desde 1989.
Iza, que estreou este ano, espera apenas sair do anonimato. Pela primeira vez, sairá em uma escola: será destaque no Salgueiro.

Texto Anterior: Acidente deixa quatro mortos no litoral norte
Próximo Texto: Morador de Guaianazes está sem água há 8 dias
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.