São Paulo, segunda-feira, 29 de janeiro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Thomas monta "Quartett" de Heiner Müller, com Latorraca

MÔNICA MAIA
DA REPORTAGEM LOCAL

Depois da temporada em Copenhague, com Dr. Dante, a principal companhia de teatro de jovens da Dinamarca, o diretor Gerald Thomas programou uma nova peça para abril. Ele traz "Quartett", de Heiner Müller, com Ney Latorraca e Edilson Botelho, para os palcos brasileiros.
"Já estávamos ensaiando quando Heiner morreu. Ney Latorraca esteve aqui em Copenhague em ensaios. É a peça ideal para ele. Está muito engraçada e garanto que ele será a melhor Marquesa de Merteuil que 'Quartett' já teve", afirma Thomas. "Quartett" é uma reinterpretação do romance "Ligações Perigosas", de Chordelos de Laclos. O diretor fez apresentações da peça em 1985, em Nova York, e em 1986, no Rio, com Tonia Carrero.
"Chief Butterknife, and the Haunting Spirit of his Archenemy, Kryptodick" (Chefe faca-de-manteiga e o assombrador espírito de seu arquiinimigo Kriptopênis) lota o Teatro Averny, em Copenhague, desde quinta-feira e fica em cartaz até março. Depois faz turnê na Europa, será mostrada em São Paulo, em outubro.
A peça é uma farsa. Mostra mitos e heróis da cultura pop transitando em uma sociedade incapaz de manter suas mitologias. O espetáculo recebeu o Prêmio Cultura de Copenhague, antes mesmo da estréia. Os jurados assistiram três ensaios em dezembro. Consideraram o trabalho o melhor dos palcos dinamarqueses em 1995. Exibe o conflito entre um impotente Clark Kent, a namorada Louis Lane, traições com James Bond e índios.
É a primeira parte da trilogia "West Union", dedicada aos ícones da cultura pop. A segunda parte será dedicada ao caubói e será mostrada em março, no festival de Curitiba.

Texto Anterior: EUA devolvem coleção de relíquias gregas; Prado amplia horário por causa de Velázquez; Torre do catalão Gaudí pode ser reconstruída; Antonio Banderas e Griffith esperam filho
Próximo Texto: Sundance premia roteiro de Walter Salles
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.