São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Candidato acusa cunhado de PC

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A MACEIÓ

A escolha do prefeito de Paripueira, cidadezinha com menos de 5.000 eleitores, 32 km ao norte de Maceió, é mais uma disputa que está saindo do campo eleitoral para integrar a crônica policial do Estado de Alagoas.
O advogado João Carlos Uchôa, do PSB, está acusando o seu principal adversário, o também advogado Gilberto Leôncio (PPB), de tentar intimidá-lo com ameaças de morte.
Leôncio é casado com Eleusa Farias, irmã do empresário PC Farias, morto há três meses, e do deputado federal Augusto Farias. Ele nega as acusações de Uchôa e diz que, se PC estivesse vivo, sua eleição seria mais fácil.
"Só ajuda ser cunhado de PC. Se ele estivesse vivo, me daria muito voto. O povo reconhece o trabalho do Paulo César aqui."
Fotos
O desentendimento entre os candidatos teve início há pouco mais de um mês, quando Uchôa fotografou um caminhão da Prefeitura de Barra de Santo Antônio, carregado de bicicletas, fazendo campanha para Leôncio em Paripueira.
O prefeito de Barra de Santo Antônio é Rogério Farias, irmão de Augusto e cunhado de Leôncio. Com as fotos, Uchôa entrou com um pedido de cassação da candidatura de Leôncio.
Leôncio não nega a evidência demonstrada pelas fotos, mas diz que o caminhão foi de Barra de Santo Antônio a Paripueira sem o seu conhecimento e o de seu cunhado, Rogério Farias.
"A culpa foi minha. O nosso caminhão quebrou e eu pedi o de Barra de Santo Antônio emprestado", diz Carlos Bina, assessor de Leôncio.
João Carlos Uchôa diz que sua vida mudou após ter denunciado o crime eleitoral. "Estou vendo a hora de morrer. Tenho certeza que estão preparando uma emboscada para mim", diz.
Com medo, o candidato do PSB diz que passou a andar armado, com uma pistola automática, e com seguranças.
Uchôa diz que um assessor de Leôncio o ameaçou de morte e tentou atropelar sua cunhada.
"Estou tranquilo. Não sou de briga. Nem seguranças eu tenho. Como é que eu vou me preocupar com um candidato que tem 4%?", rebate Gilberto Leôncio, exibindo uma pesquisa encomendada por Augusto Farias, na qual aparece em primeiro lugar, com 23%.
Paripueira (batizada assim, reza a lenda, por ser um "pátio de poeira") emancipou-se de Barra de Santo Antônio em 1990 e elegeu o primeiro prefeito em 92.

Texto Anterior: De volta ao muro
Próximo Texto: Petista renuncia e deve ser expulsa
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.