São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

"La Serva" moldou o gênero no século 18

JOSÉ GERALDO COUTO
ESPECIAL PARA A FOLHA

"La Serva Padrona" foi composta em 1733 pelo italiano Giovanni Battista Pergolesi (1710-36) como um "intermezzo" leve a ser apresentado entre as pesadas óperas sacras do período.
Acabou fazendo mais sucesso que as obras que acompanhava e se tornou um modelo para toda a ópera bufa do século 18.
O enredo da ópera bufa "La Serva Padrona" é semelhante ao de uma farsa.
Uberto, o patrão, criou desde pequena a menina Serpina, que virou sua serva. Dada sua proximidade com o patrão, ela se recusa a fazer certos serviços e submete a suas ordens outro servo, o mudo Vespone.
Cansado de não ser devidamente obedecido, Uberto diz a Serpina que vai arranjar uma esposa, para não mais precisar dela.
A serva Serpina resolve então se tornar ela própria essa esposa e tenta convencer Uberto a se casar com ela.
Com o objetivo de despertar ciúmes no patrão, Serpina força Vespone a se disfarçar e se passar por seu noivo, um misterioso capitão Tempestade.
Os dois exigem de Uberto um dote para se casar. O patrão se recusa, e diante disso Serpina exige que então ele, Uberto, se case com ela.
Incitado pelo ciúme, Uberto aceita. No dueto final do espetáculo, Serpina e Uberto confessam reciprocamente seu amor e discutem quem vai mandar na casa dali em diante.
Sagacidade Carla Camurati chama atenção para a sagacidade de Giovanni Pergolesi na escolha dos nomes dos personagens.
Etimologicamente, Uberto remete a "fogoso"; Serpina, a "serpente"; e Vespone, a "vespa". O primeiro é lúbrico; a segunda, ardilosa; o terceiro, agitado.
A diretora, cujo próximo projeto (o filme "O DescoBrimento") deverá ser um grande painel da história do Brasil, afirma que está ansiosa com a perspectiva de experimentar um novo meio de expressão.
"Apesar das diferenças, o cinema e a ópera têm uma grandeza de expressão similar. Ambos trabalham com a ampliação das coisas, ao contrário da TV."
(JGC)

Texto Anterior: Carla Camurati encena "ópera safada"
Próximo Texto: Duquenne estréia no teatro após Palma de Ouro em Cannes
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.