São Paulo, terça-feira, 1 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Criada vacina contra esclerose múltipla

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

Uma vacina contra esclerose múltipla apresentou bons resultados em um teste feito em humanos, segundo estudo publicado na revista "Nature Medicine".
A doença destrói a mielina, camada que fica em torno das células nervosas -os neurônios- e que permite aumentar a velocidade de transmissão do impulso nervoso.
O estudo, feito por pesquisadores do Veterans Affairs Medical Center, em Portland (EUA), se baseou numa vacina chamada "célula T peptídeo-reativa".
A vacina foi testada em 23 voluntários divididos em dois grupos: um tomou a vacina e outro, uma substância inofensiva (placebo).
Após um anos, seis pessoas passaram a produzir anticorpos e tiveram seu estado de saúde inalterado ou melhorado. A doença progrediu em 10 dos 17 voluntários que não responderam à vacina ou tomaram placebo.
A vacina, que levou anos para ser desenvolvida, não evita a doença, mas é capaz de retardar ou melhorar os sintomas.

Texto Anterior: Coréia do Sul mata 22º membro de submarino; Bom comportamento livrou Priebke de pena; Divulgadas confidências de "Fergie" a vidente
Próximo Texto: Líder egípcio falta e dificulta acordo
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.