São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

TRE apreende panfletos contra Erundina

FRANCISCO CÂMPERA
FREE-LANCE PARA A FOLHA

O juiz da 1ª Zona Eleitoral de São Paulo, Antônio Benedito Ribeiro Pinto, mandou apreender, ontem, cerca de 500 mil exemplares de um jornal tablóide com reportagens contra a candidata do PT à Prefeitura de São Paulo, Luiza Erundina.
A edição, intitulada de "O Jornal dos Jornais", tinha reportagens transcritas de outros veículos de comunicação.
A Justiça Eleitoral vai analisar o material apreendido para constatar se realmente houve propaganda ofensiva.
O proprietário da CBI Editora Jornalística, Almiro Salles, afirmou que foi encomendado um milhão de exemplares, ao preço de R$ 9.000, que já foi pago em dinheiro. Ele não informou o nome de quem pagou para imprimir os jornais.

Ação policial As polícias Federal e Civil foram chamadas pelos oficiais da Justiça Eleitoral para garantir a apreensão da publicação. Houve um princípio de tumulto, porque Salles não permitiu a entrada dos funcionários da Justiça na gráfica, no bairro Aclimação (zona sul).
A oficial de Justiça Sônia Maria de Siqueira afirmou que "tinha muito mais de um milhão de exemplares". Os jornais encheram um caminhão.
O dono da gráfica disse à polícia que foram rodados 500 mil jornais.
Anônimo
A denúncia partiu de um telefonema anônimo, ontem pela manhã, ao comitê da candidata do PT, segundo o coordenador da campanha de Erundina, Jilmar Tatto, que estava presente no local da apreensão.
Tatto afirmou que alguns funcionários dos PT foram até a gráfica antes de pedir à Justiça Eleitoral a apreensão dos jornais.
O dirigente petista afirmou que Salles pediu R$ 50 mil para imprimir um milhão de exemplares do mesmo tamanho do material apreendido (tablóide com quatro páginas).
O coordenador disse que o PT recebeu várias denúncias, que o partido está averiguando antes de encaminhar a denúnica à Justiça Eleitoral.
Filha de Lula
A gráfica também faz trabalhos para a Lurian Cordeiro Lula da Silva, filha do principal líder petista, Luiz Inácio Lula da Silva, candidata a vereadora em São Bernardo do Campo (região do ABCD).
Segundo uma funcionária da gráfica, que não quis se identificar, a maioria dos candidatos que integram a chapa de vereadores do PT de São Bernardo são clientes da editora.
Na opinião de Erundina, "isso é atitude dos adversários" que temem sua vitória na disputa eleitoral em São Paulo.

Texto Anterior: Ministro duvida que ACM mande no PFL
Próximo Texto: Para candidata, ataques de Motta revelam 'descontrole'
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.