São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

'Marias Bonistas' disputam quatro capitais

MAURICIO STYCER
ENVIADO ESPECIAL A NATAL, ARACAJU E MACEIÓ

O exemplo de Maria Bonita, a mulher que trocou uma existência pacata com um sapateiro por uma vida de aventuras no cangaço de Lampião, serve cada vez mais ao cotidiano um pouco menos machista da política no Nordeste brasileiro.
A julgar pelas últimas pesquisas, uma mulher será a próxima prefeita de Maceió (AL), outra tem grandes chances de ser a de Natal (RN), e duas mulheres devem disputar o segundo turno das eleições em Aracaju (SE) e João Pessoa (PB).
"Mulher para se eleger tem que ter coragem", diz a petista Heloisa Helena, favorita em Maceió. Depois de dois tiroteios em comícios seus e muitas ameaças de morte, Heloisa não dá um passo sem a companhia de três seguranças.
A questão da feminilidade é tema da campanha. "Algumas pessoas provocam, dizendo: 'Você é sapatão'. Nada me tira do sério", diz Kátia Born, solteira, candidata em Maceió. "Como são duas mulheres aqui, é preciso mostrar que são diferentes, que há uma sensível", diz Vilma Faria, em Natal. Solteira, Fátima Bezerra responde: "Me casei com a luta política".

Texto Anterior: Petistas e tucanos tentam apoio de Rossi no 2º turno
Próximo Texto: Para Heloisa, rabo-de-cavalo é arma
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.