São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
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BC adia emissão de moedas do real

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Por falta de verbas, o Banco Central adiou para 1998 o lançamento da nova família de moedas do real, originalmente previsto para julho de 1997.
O diretor de Administração do BC, Carlos Eduardo de Andrade, disse que o adiamento foi causado, principalmente, pelas despesas para construir a fábrica que produzirá as novas moedas.
A fábrica tem custo estimado entre R$ 8 milhões e R$ 10 milhões.
Pela previsão do BC, a troca de moedas terá um custo total de R$ 250 milhões. As moedas atuais serão retiradas gradualmente do mercado e vendidas como sucata, segundo Andrade.
As 4 bilhões de moedas que estão hoje em circulação serão substituídas. Com a produção adicional de novas moedas esperada pelo BC, prevê-se um total de 5 bilhões de moedas no mercado após a troca. O BC lançará 1 bilhão de moedas por ano a partir de 1998.
Até o final de 1997, o BC também começa a substituir as cédulas de R$ 1, R$ 5 e R$ 10. Será mudado o papel utilizado para evitar falsificações.
Opinião
O BC concluiu a primeira fase da pesquisa para saber o que os brasileiros pensam das moedas. A mais rejeitada é a de R$ 1. Os pesquisados disseram que é a moeda mais difícil de ser identificada.
Foram ouvidas, em 12 capitais do país, 229 pessoas de todas as classes sociais e faixas etárias até 55 anos. Já estão prontos os protótipos das moedas de R$ 1, R$ 0,50, R$ 0,25, R$ 0,10, R$ 0,05 e R$ 0,01.
A moeda de R$ 1 será prateada e dourada. Os participantes da pesquisa optaram pela moeda de R$ 0,25. A moeda de R$ 0,50 será mais fina para facilitar que seja carregada no bolso.
Entre os temas sugeridos para ilustrar a nova família de moedas, estão figuras históricas, animais, folclore e fauna.
Entre os dados detectados pela pesquisa está a constatação de que a classe A não se sente constrangida em pagar contas com moedas, enquanto as classes D e E acham que isso mostra que são pobres, disse Andrade.
O BC pretende iniciar no primeiro semestre do próximo ano uma campanha incentivando o pedido de troco.

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