São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Oito brasileiros se inscrevem para a seleção prévia ao Oscar

"Tieta", de Cacá Diegues, e "O Cangaceiro" estão entre eles

DA SUCURSAL DE BRASÍLIA

Oito filmes brasileiros inscreveram-se para a seleção prévia de indicação ao Oscar de melhor filme estrangeiro. O prazo de inscrição terminou à meia-noite de segunda-feira.
Agora, a comissão designada pelo Ministério da Cultura para escolher quem vai representar o Brasil na categoria melhor filme estrangeiro tem até o próximo dia 20 para anunciar o selecionado.
Inscreveram-se os seguintes filmes: "O Guarani", de Norma Bengell; "Cassiopéia", de Clóvis Vieira; "Corisco e Dadá", de Rozemberg Cariri; "Tieta do Agreste", de Cacá Diegues; "O Judeu", de Tom Job Azulay; "Doces Poderes", de Lúcia Murat; "Dezesseis Zero Sessenta", de Vicente Mainardi; e "O Cangaceiro", de Aníbal Massaini.
A comissão é formada pelos cineastas Hector Babenco, Rui Solberg e Roberto Faria.
Pelas regras da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas de Hollywood, organizadora do Oscar, só puderam se candidatar as películas exibidas pela primeira vez em território brasileiro, publicamente e com fins comerciais, entre 1º de novembro de 95 e 31 de outubro deste ano.
A formação da comissão para escolher o filme que representa o Brasil é uma exigência da própria Academia e cada país pode indicar apenas um candidato.
O ministério serve apenas de intermediário e não se intromete na decisão da comissão de cineastas.
Os filmes indicados por dezenas de países para concorrer à categoria de melhor filme estrangeiro terão ainda de se submeter à comissão da própria Academia, que escolhe cinco películas para disputar a finalíssima, a noite do Oscar.

Texto Anterior: Jerzy Grotowski apresenta seu trabalho a artistas paulistanos
Próximo Texto: Ritmo ágil é trunfo do primeiro capítulo de "Salsa e Merengue"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.