São Paulo, quarta-feira, 2 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Mubarak faz críticas a Israel

DAS AGÊNCIAS INTERNACIONAIS

O presidente do Egito, Hosni Mubarak, disse ontem que não participou da cúpula em Washington porque estava insatisfeito com as atitudes de Israel e com suas reações contra os palestinos.
"As declarações do primeiro-ministro de Israel me desencorajaram. Ele estava desafiando a opinião pública do mundo árabe, do mundo muçulmano e do mundo cristão", disse Mubarak, antes da inauguração de uma nova linha de metrô no Cairo, capital egípcia.
"A violência e o terrorismo nunca vão chegar a um fim a não ser que o processo de paz siga em frente, a não ser que as pessoas sintam progresso no processo de paz. Acho que é prejudicial participar (da cúpula), ouvir e concordar com o que Netanyahu disser."
Mubarak também disse ao jornal israelense "Maariv" que a cúpula não tinha sido preparada adequadamente. "Disse a Clinton que as preparações deveriam ter sido feitas para garantir que houvesse resultados concretos do encontro."
"Decidi não ir a Washington para não irritar a opinião pública do meu país, que é contra a viagem."
Ele também criticou o premiê israelense. "Netanyahu me ligou e eu lhe disse: 'Faça algo para que vejam que você está fazendo alguma coisa'. Mas, então, ele simplesmente mudou de assunto."
Apesar de criticar Israel, Mubarak disse que o Egito vai realizar, como previsto, uma cúpula para integrar os israelenses na economia do Oriente Médio. O encontro ocorre entre 12 e 14 de novembro.

Texto Anterior: Arafat e Netanyahu conversam a sós
Próximo Texto: Paz Agora e direita fazem manifestações
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.