São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Erundina vai atrás do 'voto popular' das zonas leste e sul de São Paulo

EMANUEL NERI
GEORGE ALONSO

EMANUEL NERI; GEORGE ALONSO
DA REPORTAGEM LOCAL

Petista acredita que apoio a Pitta nas duas regiões da cidade ainda não está consolidado

Para tentar superar Celso Pitta no segundo turno da sucessão paulista, o PT vai centrar sua campanha no eleitorado das zonas leste e sul de São Paulo. Quer mudar o voto de eleitor pobre que votou no pepebista no primeiro turno.
O PT acha que essa é única forma capaz de reverter em favor de Luiza Erundina o quadro que hoje é favorável a Pitta. Os petistas acreditam que o chamado "voto popular" em Pitta nessas zonas não é consolidado e pode mudar.
A partir da próxima semana, o PT vai concentrar a campanha nessas regiões. Pretende levar Luiz Inácio Lula da Silva e outros líderes sindicais mais de uma vez à região. Essas duas regiões concentram 65% do eleitorado de 6,7 milhões da cidade de São Paulo.
"Vamos falar com os eleitores do Pitta. Vamos fazer intervenções mais planejadas do que no primeiro turno", disse ontem Erundina.
O objetivo do PT é mostrar que o projeto de obras de Paulo Maluf não beneficiou essas regiões.
O discurso de Erundina para atrair o voto de Pitta dessas regiões já está pronto. "Maluf fez obras concentradas em determinadas regiões da cidade, reproduziu privilégios e aumentou o fosso entre a maioria excluída e a minoria rica."
Para "virar o jogo" eleitoral -expressão preferida dos petistas-, o partido espera ainda contar com a ajuda de outros partidos.
Para a formação de um bloco antimalufista, o PT pretende tomar a iniciativa, buscando conversações que levem a acordos programáticos, que futura participação em um eventual governo de Erundina.
Alvo de Maluf
Tradicionalmente o PT sempre teve bom desempenho nas zonas leste e sul. Mas na eleição de anteontem parte significativa de seus votos migrou para Pitta. Isso já havia ocorrido na eleição em que Maluf se elegeu prefeito, em 1992.
Para a eleição deste ano, Maluf priorizou visitas a essas duas regiões. Nos últimos anos, foram feitas por Maluf cerca de mil visitas.
Nos últimos tempos, o prefeito era acompanhado por Pitta. Líderes comunitários eram sempre o alvo malufista. As carreatas do PPB, antes do primeiro turno, priorizaram as zonas leste e sul.
A estratégia do PT para mudar o voto dessas regiões envolve também mudanças no horário eleitoral gratuito na TV.
"Vamos ter que fazer outro programa de TV. O segundo turno é sempre uma outra campanha", disse José Dirceu, presidente do partido.

Texto Anterior: FHC quer aliados no palanque de Pitta para evitar reação de Maluf à reeleição
Próximo Texto: Erundina muda tom e diz que Maluf "é atraso"
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.