São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

Novo sistema reduz votos nulos e brancos

JOSÉ ROBERTO DE TOLEDO
DA REPORTAGEM LOCAL

O primeiro turno dos pleitos municipais mostrou um grande poder de influência da votação eletrônica sobre o resultado da eleição. Ao menos nas 57 cidades em que esse método foi usado, a tendência foi de redução dos votos nulos e em branco.
O fenômeno ocorreu com mais força nas cidades com maiores contingentes de eleitores e, especialmente, nas eleições de vereadores -que tradicionalmente registravam altos índices de anulação do voto.
Em São Paulo, houve só 8,54% de votos nulos e 5,36% de votos em branco para vereador. Para prefeito, o percentual foi ainda mais baixo: 5,23% e 1,5%, respectivamente.
No caso do pleito majoritário, ao contrário do previsto, a influência do voto eletrônico pode ter influenciado na diferença que impediu a eleição de Celso Pitta ainda no primeiro turno: mais votos válidos fizeram diminuir o peso dos 45% do total de votos obtidos pelo malufista.
As especulações que antecederam o primeiro turno de que os eleitores não saberiam como usar a máquina de votar e que isso colocaria em risco até o resultado do pleito não se confirmaram.
Ao contrário: o alto índice de votos válidos, principalmente na eleição proporcional, fez com que aumentasse o número mínimo de votos para um candidato a vereador se eleger.
Em São Paulo, por exemplo, esse limite aumentou em mais de 50%, dependendo do partido. No PT, alguns vereadores que em 1992 haviam sido eleitos com cerca de 10 mil votos, precisaram de mais de 16 mil para voltar à Câmara Municipal.
O voto eletrônico também parece ter influenciado até na opção partidária dos eleitores. As legendas que souberam ensinar mais claramente a usar a máquina foram beneficiadas.
É o caso, por exemplo, do PPB em São Paulo. Surpreendentemente, o partido teve mais votos na legenda do que o PT: 546 mil contra 453 mil, até o boletim das 16h. O PPB levou a vantagem de ser simbolizado pelo número 11, mais fácil de memorizar.
(JRT)

Texto Anterior: PPB e PSDB são os maiores vencedores
Próximo Texto: Vencedor do primeiro turno quer unir em seu palanque PFL, PT e PDT
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.