São Paulo, sábado, 5 de outubro de 1996
Texto Anterior | Próximo Texto | Índice

PT vai disputar a prefeitura com PDT

Passarinho e Barbalho são derrotados

ESTANISLAU MARIA
DA AGÊNCIA FOLHA, EM BELÉM

O candidato do PT Edmílson Rodrigues surpreendeu na disputa pela Prefeitura de Belém (PA).
Nos últimos dez dias, ultrapassou os candidatos apoiados pelos "caciques" no Estado e quase venceu a eleição no primeiro turno.
Segundo boletim de ontem do TRE (Tribunal Regional Eleitoral) do Pará, com 78,12% das urnas apuradas, Rodrigues, com 46,36% dos votos válidos, vai disputar o segundo turno com Ramiro Bentes (PDT), que atingia 19,58%.
A candidata Elcione Barbalho (PMDB), ex-mulher do senador Jader Barbalho (PMDB), tinha 16,75%, e o candidato Cipriano Sabino, do PPB de Jarbas Passarinho, 12,52%. O TRE divulgaria o resultado final até a meia-noite.
"Essa virada do PT foi construída nas últimas disputas, nas quais o partido veio subindo, e na dedicação dessa campanha", disse Rodrigues.
Ele apontou os 40% dos votos conquistados por Lula em Belém na campanha presidencial em 94 como indicativo dessa tendência.
"Além disso, soubemos canalizar os votos dos descontentes com os velhos caciques", disse.
"O PT virou moda nessa reta final. Mas, no segundo turno, será diferente. Haverá debates e vamos discutir propostas concretas, coisa que eles (do PT) não fizeram", disse Walter Júnior, assessor de imprensa do prefeito e um dos responsáveis pelo marketing do candidato Bentes.
"Só os votos"
Edmílson e Bentes estão de olho nos 16% -cerca de 113 mil votos- de Elcione, mas rejeitam a presença dela em seus palanques.
"Quero o apoio do eleitor, mas, se depender de mim, não divido palanque com Elcione, Jader e Cipriano (Sabino)", disse Rodrigues.
"Aliança com os Barbalho nem pensar, mas podemos negociar como o PPB de Sabino", disse Orly Bezerra, assessor de Bentes.
Assessores de Sabino e Elcione informaram que eles devem se manter neutros no segundo turno.

Texto Anterior: PFL e PMDB disputam 2ª vaga em Feira de Santana
Próximo Texto: Esquerda divide caciques alagoanos
Índice


Clique aqui para deixar comentários e sugestões para o ombudsman.


Copyright Empresa Folha da Manhã S/A. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress.